Sacripantas & Rotundos


Sacripantas & Rotundos deu seus primeiros passos na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, em meados de 2007 por amigos de escola que tinham cerca de 15 anos na época. 

A sonoridade da banda foi desenvolvendo-se a partir da combinação das influências de seus integrantes que vão desde os três acordes juvenis do punk passando por experimentações com música concreta/eletrônica e noise em geral. Essa mistura é abordada com uma atitude tipicamente lo-fi e desapegada, remetendo simultaneamente aos grupos de rock alternativo que os inspiraram (Sonic Youth, Pavement, Dinosaur Jr., Teenage Fanclub, etc.) e o entorno suburbano do qual seus integrantes se encontram. O grupo é formado por Felipe na guitarra, João no baixo e vocais, e Patrick na bateria. 

Depois das primeiras experiências sonoras minimalistas em seus anos iniciais, passando pelo emprego liberal de dissonâncias e ruído branco, até uma gradativa adoção de estruturas melódicas reconhecíveis, elementos acústicos pontuais, inserções eletrônicas inesperadas e a utilização de letras que abordam a vida quotidiana nos subúrbios contemporâneos de uma cidade dormitório, o característico “punk pagão” e distorcido do trio da região metropolitana de Porto Alegre, Sacripantas & Rotundos, é sedimentado de modo febril e com a urgência que apenas faz-se presente naquela época dos vinte e poucos anos em seu álbum de estreia, Desalento. 

Gravado basicamente ao vivo e lançado pelo selo Lixo Records depois de um intenso período de composição e ensaios, as 11 canções condensadas em pouco mais de meia hora do álbum revelam simultaneamente toda a truculência e afeto do grupo sem em momento algum ceder a ironias desnecessárias, seja nas odes fraturadas ao tédio das férias (Flores Não me Dizem Nada) ou na ebulição de sentimentos de uma mente inquieta (Arco-Íris de Sangue), tudo obviamente envolto por um senso latente de descompromisso abrasivo e auto descoberta fugaz, qualidades das quais o grupo sempre prezou em sua música.

Mixado e masterizado por Guilherme Maschke (Abneg) em diferentes seções nos últimos meses de 2015 e nos primeiros de 2016 com o objetivo de valorizar ao máximo o impacto e a nuance de cada lampejo de microfonia e tilintar de pratos sem fazê-los soarem artificiais, e contando com um trabalho fotográfico exclusivo realizado por Natasha Ferla, Desalento tem como objetivo situar a banda em um cenário de corrosão das identidades arbitrariamente construídas para o rock pop urbano já cicatrizado pelos fluxos existenciais da atualidade. 

O disco se encontra disponível no formato físico, sendo possível adquiri-lo através das redes sociais da banda. Na internet, basta acessar o seguinte endereço: https://sacripantaserotundos.bandcamp.com/album/desalento

Fonte Release: Sacripantas & Rotundos

Links:
Videoclipe: https://www.youtube.com/watch?v=MgVmFz1N6eY
Bandcamp: https://sacripantaserotundos.bandcamp.com/

Postar um comentário

@2013 Modificado por | ROCKdeGRAU